Direto ao Ponto...
Qual a importância da Presença Online - Presença Online #03
“Qual a importância da Presença Online” é o terceiro de uma série de 5 artigos que publicarei sobre o assunto “Presença Online”, onde explicarei:
=> Introdução sobre Presença Online; (Publicado)
=> O que é Presença Online; (Publicado)
=> Qual a importância da Presença Online; (ESSE ARTIGO)
=> Como expandir a Presença Online; (Publicado)
=> Análise de Presença Online; (Publicado)
Espero que todos esses conteúdos sejam úteis para vocês. Vamos começar?
A grande maioria dos clientes que conversam comigo pela primeira vez ainda têm dúvidas de qual a importância da Presença Online em um negócio / marca / empresa. Esse foi o grande motivo da decisão de eu escrever esse artigo. Vou listar nada mais, nada menos que 17 bons motivos para você assegurar qual a importância da Presença Online de uma empresa para vender mais. Estão prontos? Tenho certeza que vai valer muito a pena a leitura.
=> 1. O mundo está se tornando Digital
Se você já leu os 2 primeiros artigos da série “Presença Online”, já leu sobre isso. É preciso estar alinhado com a vanguarda em tecnologia, informação e comunicação. A globalização é um fato e isto muda a realidade de todos os negócios: indústria, comércio, serviços. Quem ainda não tem uma presença on line, já está perdendo terreno.
=> 2. Fique aberto 24 horas por dia com menos custo
Já imaginou seus produtos ou serviços disponíveis para os clientes durante 24 horas? Ao contrário de uma loja física que só tem oportunidade de vender durante o horário comercial, um negócio online funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e com muito menos custos. Os clientes não precisarão esperar sua loja abrir para adquirir o que necessitam. Assim, sua empresa poderá gerar vendas continuamente, no momento em que a pessoa sentir o desejo de comprar aquilo que você oferece.
=> 3. Proporcionar uma comunicação mais direcionada
A Presença Online proporciona a consolidação de um mix de canais interativos de comunicação, a serviço da estratégia da empresa. Há uma possibilidade de propagação viral de informações de seus produtos, serviços e a instituição através de site, blogs, redes sociais, chats ou fóruns. No seu próprio site, você pode oferecer informações gerais ou detalhadas para diferentes perfis de usuários.
=> 4. A importância da Presença Online na Abertura de novos mercados
Estar e manter-se presente no mundo digital é uma forma de alcançar as pessoas em qualquer parte do mundo. Naturalmente, os negócios potencializam-se quando sua presença online expande a expectativa de fazer negócios além do seu limite geográfico. O tamanho da expansão você é quem decide: só no Brasil, em países da América Latina ou no mundo todo. O importante é saber que você não está confinado a uma só alternativa de divulgação. O mundo na web não tem fronteiras e essa pode ser sua chance de aparecer e se tornar conhecido onde e como quiser.
=> 5. Saiba o que pensa seu cliente
Talvez o cliente tenha apenas passado pelo seu site para fazer uma pesquisa sobre algo de seu interesse e nesse momento ele pode aproveitar os canais disponíveis para deixar seus comentários ou dúvidas, dando a chance a você de retornar esse contato e formar uma boa impressão da sua empresa. O feedback é uma excelente estratégia para gerar maior confiança do cliente em relação ao seu negócio, além de ser a sua chance de fazer uma futura venda. Estudos indicam que o Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países que passam mais tempo na rede. Cada vez mais este tipo de cliente tem dado preferência em manter relação com empresas que possam oferecer produtos, serviços e atendimento de qualidade online. Muita gente está aproveitando este comportamento online para saber o que pensa o cliente e, assim, melhorar seus produtos e serviços.
=> 6. Fortalecimento da marca da organização
A internet, como nenhum outro meio antes existente, está possibilitando um tipo de construção de marca muito interessante. É possível construir uma identidade e valores ligados à marca através do marketing de conteúdo, por exemplo, demonstrando conhecimento e autoridade no tema através de blogs corporativos.
=> 7. Importância da Presença Online no Aumento do lucro
Ampliar a presença online aumentará o tráfego do seu site e isso deve ser aproveitado para aumentar as vendas. Além da venda direta, o site também é uma propaganda da loja física agindo como estímulo positivo durante o processo decisório de compra e resultando no aumento das vendas. Também já está provado que as lojas físicas que abriram um site aumentaram em mais de 35% o lucro com vendas. Então, atente-se ao estoque e promoções. Tudo isso para melhorar a experiência do consumidor e evitar insatisfações.
=> 8. Mais da metade da população já acessa a internet
No Brasil, assim como em todo o mundo, o crescimento da internet é exponencial. Mais de 50% da população com idade acima de 10 anos já é usuário da internet. Então prepare o site para esta demanda, verificando se o seu servidor tem capacidade para muitas visitas.
=> 9. Marketing melhor e mais barato
O marketing digital está ganhando espaço rapidamente. Diferentemente do marketing tradicional, onde custa muito caro aparecer para grande volume de pessoas, o marketing digital é mais acessível. Em diversos canais online, é possível atingir, com menor custo, consumidores diretamente interessados nos produtos e serviços oferecidos e localizados na região de atuação da empresa. Suas campanhas de marketing podem obter um alcance imenso e isso sem precisar sair do seu orçamento.
=> 10. Tornar-se mais competitivo
A maioria já se ligou nessa necessidade, não seja você o último, pois a concorrência não ficará parada. É impossível concorrer com quem já usa de todas as estratégias de marketing digital para ganhar cada vez mais clientes. E sua empresa, onde está nessa disputa? Ampliar a presença online é fator de competitividade, e isso é muito mais do que ter um site no ar. Em outras palavras, é mais competitivo quem tem um atendimento online mais ágil ou uma rotina mais dinâmica nas redes sociais, por exemplo. Sua empresa sabe como fazer isso?
=> 11. Gerar engajamento com a marca
A Presença Online cria uma identificação dos valores pessoais e culturais da marca com o seu público. Esse relacionamento mais próximo será uma das suas melhores ações de marketing. Uma presença online forte fideliza as pessoas, e estas farão seu marketing com o boca a boca digital, trazendo mais pessoas. “Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.” (Philip Kotler)
=> 12. Descubra pontos a melhorar com antecedência
Já vimos empresas com grande medo de iniciar um trabalho nas redes sociais por acharem assustadora a possibilidade de abrir um canal de comunicação direta que pode gerar reclamações. Além de uma ferramenta básica de ouvidoria e fale conosco no site, ampliar a presença online é dar suporte completo, seja por chat ou redes sociais, aos consumidores sem deixar margem para reclamações. Responder os comentários não é só indispensável para o sucesso como não fazê-lo gera o efeito oposto, fazendo um marketing negativo. É importante assegurar que resultados negativos não gerem falsas impressões sobre a marca/produto/serviço/empresa.
=> 13. Maior exposição para consumidores com perfil segmentado
Um outro fator interessante é que a web permite segmentar as campanhas, diferente das mídias convencionais. Dessa forma, sua empresa irá conversar diretamente com o público que tem potencial de ser seu cliente. Em outras palavras, seu negócio irá atrair a atenção de quem realmente importa e sem pesar tanto no orçamento
=> 14. Ganhar reputação
Ampliar a presença online é mais do que ganhar visibilidade, é construir uma imagem com boa reputação. Afinal, não adianta ser muito conhecido se a fama não for boa. Para isso, faça parcerias com sites de credibilidade, monitore o que os consumidores falam do seu negócio.
=> 15. Identidade digital
São características que o diferenciam dos concorrentes e devem refletir, de forma simples e objetiva, quem você é, quais produtos e serviços oferece, onde está localizado e como o consumidor pode contatá-lo. A forma como a empresa é reconhecida na internet deve estar presente em todos os seus canais na web, como blogs, sites e redes sociais.
=> 16. Mensuração
Um dos grandes benefícios do marketing digital é oferecer a possibilidade de mensurar o retorno do investimento (ROI). Há tecnologia disponível para medir os resultados de todas as ações realizadas. A ferramenta permite comprovar se a ligação por telefone foi gerada após clique no site ou outro canal da internet ou se o e-mail enviado pelo consumidor, pedindo alguma informação, originou-se de uma visita ao site, por exemplo. É importante checar os números que o investimento nestas ferramentas trazem ao seu negócio: estes números oferecem informações que podem ser valiosas para alavancar ainda mais sua estratégia e, por vezes, até modificar seu rumo.
=> 17. Maior liberdade para as pessoas na hora da compra
Normalmente, todas as pessoas gostam de comprar, mas a grande maioria detesta quando alguém tenta empurrar algo para elas. As compras virtuais dão ao usuário a liberdade de tomar as decisões de forma mais relaxada e sem a pressão de um vendedor. Um site otimizado pode ser muito mais eficiente para gerar vendas do que um vendedor insistente que tenta vender a qualquer custo, mesmo sabendo que o cliente não está propenso a isso no momento.
Ampliar a presença online de sua empresa é o caminho para ter um negócio de sucesso, você ainda tem dúvida disso? O quanto suas dúvidas foram esclarecidas sabendo agora qual a importância da Presença Online?
Se algumas empresas ainda têm dúvidas desta necessidade, é hora de superar completamente esta resistência e partir para o engajamento.
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Resumo do Artigo
Qual a importância da Presença Online? – 17 motivos:
=>1. O mundo está se tornando digital;
=> 2. Sua empresa aberta 24h por dia / 7 dias por semana;
=> 3. Comunicação mais direcionada através do seu site;
=> 4. Abertura de novos mercados sem limite geográfico;
=> 5. Saiba o que pensa o seu cliente;
=> 6. Fortalecimento da marca da empresa;
=> 7. Aumento do lucro
=> 8. Mais da metade da população no Brasil já acessa a Internet;
=> 9. Marketing Melhor e mais barato;
=> 10. Tornar-se mais competitivo;
=> 11. Gerar engajamento com a marca;
=> 12. Descubra com antecedência pontos de melhoria;
=> 13. Maior exposição para público segmentado;
=> 14. Ganhar reputação;
=> 15. Estabelecer sua identidade digital;
=> 16. Mensuração de resultados;
=> 17. Maior liberdade de compra para compradores;
Se algumas empresas ainda têm dúvidas de qual a importância da presença online, é hora de superar completamente esta resistência e partir para o engajamento.