Importância de um bom programa de fidelidade

Direto ao Ponto...

50 Fatos da importância de um bom Programa de Fidelidade

Qual a real importância de um bom Programa de Fidelidade?

Atualmente, a competição pela confiança do consumidor é cada vez mais acirrada entre as empresas. Donos de negócio se perguntam “Como construir a confiança com os clientes?“.

A resposta para essa pergunta é através de ações positivas continuamente e o fornecimento de valor ao consumidor que ele não possa encontrar em nenhum outro lugar. Ao invés de focar apenas em novos clientes (como a grande maioria dos negócios faz), você pode trabalhar na manutenção do relacionamento com clientes existentes/antigos.

Isso pode ser feito conhecendo a fundo seus clientes e encontrando maneiras de fazer com que a vida deles se tornem melhor e mais fácil. Pense nos relacionamentos existentes e como mantê-los saudáveis. 

Os clientes tendem a ser pessoas de hábitos, e muitos desfrutam dos benefícios decorrentes de ser fiel a uma marca. Antigamente, poucas empresas tinham Programas de Fidelidade. Hoje, são implementados por marcas de todos os tipos de negócio.

Abaixo você acompanha 50 fatos estatísticos que demonstram a importância de um bom Programa de Fidelidade, e que podem servir como parâmetro para que você possa analisar e obter os melhores resultados para o seu negócio!

CVO - Programa Fidelidade 01

Programas de Fidelidade estão em ascensão

01) Mais de 90% das empresas possuem algum tipo de Programa de Fidelidade (Accenture)

02) Nos Estados Unidos, há 3.3 bilhões de programas de fidelidade.

03) 52% dos consumidores americanos irão se juntar ao programa de fidelidade da marca a qual faz compras frequentes. (Yotpo)

04) 84% dos membros de programas de fidelidade fizeram uso do programa. (Bond)

05) Um consumidor médio pertence a 14,8 programas de fidelidade, mas está ativo em apenas 6,7 deles. (Bond)

06) 18% dos consumidores se envolvem com todos os programas de fidelidade aos quais fazem parte. (Code Broker)

07) 65% dos consumidores se envolvem com menos da metade dos programas de fidelidade aos quais fazem parte. (Code Broker)

08) 15% dos membros interagem com seus programas de fidelidade diariamente, acima dos 10% em 2015. (PDI)

09) Programas de fidelidade nos Estados Unidos crescem numa taxa de 26,7% de 2012 a 2014. (Accenture)

10) Apenas 49% dos consumidores pertencem a no máximo 3 Programas de Fidelidade. (Yotpo)

11) Menos que 8% dos consumidores dizem que as recompensas não são importantes para as decisões de compra.

O que os consumidores procuram em um programa de fidelidade

12) 50% dos consumidores dizem que o motivo principal de aderirem a um Programa de Fidelidade é ganhar recompensas nas compras do dia a dia. (PDI)

13) 44% dos membros dos Programas de Fidelidade dizem estar muito satisfeitos com o programa, abaixo dos 47% em 2018. (Bond)

14) 22% dos membros dos Programas de Fidelidade dizem estar muito satisfeitos com o nível de personalização que recebem nos programas. (Bond)

15) 66% dos consumidores pertencem a Programa de Fidelidade que os recompensam através de economia de combustível. (PDI)

16) 36% dos consumidores compram com mais frequência em lojas onde podem receber recompensas em economia de combustível, acima de 26% em 2016. (Excentus)

17) 29% dos consumidores querem que as recompensas sejam mais interessantes. (Yotpo)

18) 37% dos clientes estão dispostos a pagar para atualizar para um maior nível de um Programa de Fidelidade. (Bond)

19) 47% da Geração Z pagaria para atualizar sua adesão do Programa de Fidelidade. (Bond)

20) 71% dos Americanos são menos propensos a participar de um programa de recompensas que coleta informações pessoais, como endereço e informações da conta. (Wilbur)

21) 87% dos consumidores estão abertos a marcas monitorando detalhes de sua atividade se isso levar a recompensas mais personalizadas. (Bond)

22) 58% dos consumidores americanos são menos propensos a participar de um programa de fidelidade que exijam que eles baixem um aplicativo. (Wilbur)

23) 79% dos americanos dizem que eles são mais propensos a se juntar a um programa de recompensas que não exige que eles carreguem um cartão físico. (Wilbur)

24) 95% dos consumidores querem se envolver com seu programa de fidelidade usando tecnologia emergente como chatbots, inteligência artificial, realidade virtual e dispositivos inteligentes. (Bond)

25) 75% dos consumidores dizem que se envolveriam mais com programas de fidelidade que possam facilmente ser acessados a partir de um smartphone. (Code Broke)

26) 46% dos consumidores deseja que os Programas de Fidelidade ofereçam presentes e ganhos. (Yotpo)

27) 46% dos consumidores querem acesso antecipado às vendas como parte de um Programa de Fidelidade. (Yotpo)

28) 53% dos consumidores dizem que estão interessados em usar mecânicas de jogo em programas de fidelidade. (Bond)

29) 31% dos consumidores dizem que seu maior problema com programas de fidelidade é que as recompensas expiram antes que eles possam usá-los, a resposta mais comum. (Code Broker)

Clientes fiéis têm importância

30) 57% dos consumidores gastam mais em marcas as quais são leais. (Accenture)

31) 25% dos consumidores dizem serem mais fiéis às marcas agora, do que eram há um ano atrás. (Yotpo)

32) 90% dos consumidores dizem ser igualmente ou mais fiéis à marca do que eram há um ano atrás. (Yotpo).

33) 44% dos dos membros de Programa de Recompensa são gratos por uma utilização. (Bond)

34) 19% dos membros de Programa de Fidelidade dizem que o Programa os faz se sentirem especiais e reconhecidos. (Bond)

Aumentando o Retorno sobre o Investimento do Programa de Fidelidade

35) Empresas líderes de fidelidade crescem cerca de 2,5 vezes mais rápido que outras empresas em seus setores. (HBR)

36) 71% dos consumidores dizem que os programas de fidelidade são uma parte significativa de seus relacionamentos com as marcas. (Bond)

37) 15% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma marca se eles fazem parte de um programa de fidelidade. (Yotpo)

38) Adicionar um Programa de Fidelidade a uma plataforma de e-commerce pode aumentar a quantidade média de pedidos em 319%.  (Incentive Solutions)

39) 73% dos consumidores são mais propensos a recomendar marcas com bons programas de fidelidade. (Bond)

40) 79% dos consumidores dizem que programas de fidelidade os tornam mais propensos a continuar fazendo negócios com marcas. (Bond)

41) 39% de clientes fiéis irão gastar mais em um produto, mesmo que haja outras opções mais baratas disponíveis. (Yotpo)

42) Membros do programa de fidelidade gastam 27% a mais quando a marca estabelece uma conexão emocional positiva. (Bond)

43) 75% dos consumidores dizem que eles são propensos a fazer outra compra depois de receber um incentivo. (Wirecard)

44) 66% dos consumidores modificam seus gastos com a marca para maximizar os benefícios de fidelidade. (Bond)

45) 45% dos consumidores fizeram de uma a três compras por causa de incentivos no ano passado. (Wirecard)

46) 18% dos consumidores dizem que os incentivos sempre os influenciam a escolher uma marca em vez de outra, mesmo que sejam fiéis à marca sem recompensas. (Wirecard)

47) Quando as empresas fazem bem a personalização, gera um aumento de 6,4 vezes na satisfação dos membros com o programa de fidelidade. (Bond)

48) Os consumidores que utilizam  incentivos enxergam um aumento de 1,6 vezes na satisfação com a marca comparado com os clientes que não utilizam os incentivos. (Bond)

49) 62% da Geração Z são altamente influenciados por Programas de Fidelidade. (Bond)

50) 32% dos consumidores concordam fortemente que um programa de fidelidade torna sua experiência com a marca melhor. (Bond)

CVO - Consultoria Vendas Online - Luiz Hisayama

Receba notificações de novos conteúdos curtindo a Página no Facebook!

Resumo do Artigo

A construção de confiança com clientes é um grande desafio dos negócios nos dias de hoje. Isso pode ser alcançado através do fornecimento de valor ao cliente de forma exclusiva, o que pode ser feito conhecendo seus clientes a fundo, tornando suas vidas melhores e mais fáceis.

Antigamente, poucas empresas tinham Programas de Fidelidade. Hoje, são vitais para praticamente qualquer tipo de negócio. 

Nesse artigo, são apresentados 50 fatos estatísticos que enfatizam a importância de um bom Programa de Fidelidade nos dias de hoje.

Baixe o artigo como E-book em PDF

Quer implementar um Programa de Fidelidade para o seu negócio?

Comentários